segunda-feira, 14 de novembro de 2011

JARDIM CALIFÓRNIA - BARUERI/SP - Barueri é uma das cidades mais desenvolvidas do País.


Barueri é a 9ª cidade mais desenvolvida no Brasil, de acordo com a mais nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado esta semana. Relativo ao ano de 2007, o estudo leva em conta dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
O índice, que foi aplicado aos 5.564 municípios brasileiros, tem escala de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida é a cidade. Barueri atingiu o índice geral de 0,9083.Em Emprego e Renda, o índice barueriense foi de 0,9054. “Além de todos os investimentos que fazemos em infraestrutura urbana e social, o que faz a diferença para as empresas se instalarem em nossa cidade, temos vários programas de formação de mão-de-obra, e de socorro e qualificação ao trabalhador desempregado, sem contar os ITBs, que hoje é o maior centro de mão-de-obra técnica formada pelo município.
Tanto é que várias empresa vão até os ITBs em busca de nossos alunos”, avalia o prefeito Rubens Furlan, lembrando o Instituto Técnico de Barueri, cujas seis unidades são mantidas pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb).
Em Saúde, Barueri atingiu o índice de 0,9536. “Além do nosso Hospital Municipal, o mais moderno de toda a região e com excelência de atendimento, a saúde preventiva também é o forte de Barueri. A Prefeitura mantém 16 unidades básicas de saúde distribuídas pelos bairros, e também um ambulatório de várias especialidades. E no pronto-atendimento, temos quatro pronto-socorros, um deles, o infantil. Investimos muito em saúde em nossa cidade, sempre pensando em atender com muita qualidade nosso munícipe”, pontua Furlan.
Em Educação, o índice de Barueri chegou a 0,8661. “Só neste ano, vamos investir mais de R$ 397 milhões na área de educação em nosso município. Porque não há dinheiro mais abençoado que o dinheiro investido na educação de nossas crianças e jovens, e me orgulho de poder fazer parte da história de sucesso dos nossos estudantes no futuro”, comenta o prefeito.
A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realiza anualmente a pesquisa, que analisa na Educação: taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono escolar, taxa de distorção idade-série, porcentual de docentes com ensino superior, média de horas-aula diárias e resultado do Ideb (Ministério da Educação); na Saúde: números de consultas pré-natal, óbitos infantis por causas inevitáveis e óbitos por causas mal definidas (Ministério da Saúde); e em Emprego e Renda: geração de emprego formal, estoque de emprego formal e salários médios do emprego formal (Ministério do Trabalho).

FONTE:
Site Oficial Da Prefeitura Municipal de Barueri

Nenhum comentário:

Postar um comentário